Páginas

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

É necessário imprimir?

Não é novidade que a fabricação de papel demanda o uso de recursos naturais, mais especificadamente, o uso da madeira. Segundo informação divulgada em fevereiro de 2009 pela Associação Brasileira de Celulose e Papel (BRACELPA), 100% das árvores utilizadas para a fabricação de papel no Brasil já fazem parte de florestas plantadas. 

Assim como a soja, cana-de-açúcar, café, etc são cultivados com a finalidade de venda, as árvores pínus e eucaliptos também são, com a finalidade de fabricar papel. É uma produção sustentável.

Além da geração de lixo deve-se levar em consideração que qualquer produto industrializado contribui para a poluição do ar e água e demanda um elevado número de matéria prima, água e energia elétrica, produção de efluentes, etc. Tudo que é consumido pode até ser necessário, mas deve ser usado com todas essas consequências em mente, de forma que motive a redução deste excesso. 

Segundo Matthew Shirts, coordenador do projeto Planeta Sustentável da Editora Abril, “O mundo vazio é uma coisa e mundo cheio é outra coisa. Com dois bilhões de pessoas a gente podia jogar tudo fora, a gente podia jogar tudo no mar, usar plástico a vontade, a gente podia andar de carro loucamente. Porque na verdade a natureza conseguia suportar e se recompor a tempo. Mas com o tempo, a partir mais ou menos de 1970, essa equação não fecha mais, e só piora”.

Reflita a necessidade do arquivo impresso. Se indispensável, poderia ser em papel rascunho?”. A instituição não é a primeira que acredita na necessidade da conscientização dos funcionários para o uso racional de papel ou outros recursos. Diversos grandes bancos e empresas usaram o mesmo recurso e obtiveram retorno significativo...

Pense antes de imprimir! 
A natureza agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário